Fechar

Sejam bem-vindos

Qual a importância da auditoria de sistemas de informação?

Qual a importância da auditoria de sistemas de informação?

Qual a importância da auditoria de sistemas de informação?

Não importa quanto tempo e quantos recursos sejam usados no planejamento de um projeto: sempre existe aquela mínima chance da execução não sair como programado. E os motivos para que isso aconteça são muitos: o problema pode estar no desempenho de algum funcionário, no baixo rendimento de um processo ou ainda em uma etapa mal idealizada.

A Tecnologia da Informação não está fora disso — pelo contrário, o alto grau de automatização pode causar muitos problemas se não for constantemente fiscalizado. Para prevenir que isso aconteça é que a auditoria de sistemas de informação se faz necessária, além de ser a principal aliada para garantir produtividade e segurança na infraestrutura de TI da sua empresa.

Parece confuso? Fique tranquilo! Vamos responder algumas perguntas sobre esse método e quais são os benefícios diretos dele no seu negócio.

O que é auditoria de sistemas de informação?

Uma auditoria em sistemas de informação consiste em um processo de verificação de toda a estrutura computacional da empresa, feito por profissionais específicos e capacitados para tal. Eles avaliarão o sistema como um todo e farão um relatório completo sobre a eficácia e o desempenho dele, considerando o que a empresa busca e necessita nessa área. Entre os principais objetivos dessa inspeção estão analisar a eficiência dos processos, garantir a segurança dos dados e assegurar o cumprimento das leis e demais normas que permeiam as ações.

Como a auditoria é feita?

Por mais que existam vários métodos que podem ser usados para fazê-la, a auditoria de TI possui quatro etapas básicas: o planejamento, a execução, o relatório com resultados e o plano de ação. Em outras palavras, ela se desenvolve encontrando as possíveis falhas e transformando-as em melhorias e correções.

Como parâmetro, o auditor estabelece objetivos de controle — metas que a empresa busca em seu sistema de informação, de acordo com suas necessidades, seu tamanho e seus colaboradores —, para que possa mostrar quando algo ou alguém estiver fora destes critérios.

Quais são os benefícios da auditoria para a minha empresa?

A realização de auditorias constantes e eficientes contribui para a diminuição de possíveis falhas e fraudes presentes nos sistemas de informação e, claro, a melhoria contínua destes pontos, a partir das sugestões dos relatórios. A consequência disso é a garantia da segurança, da integridade dos dados e da qualidade dos serviços que o TI da empresa realiza.

A confiabilidade dos sistemas de informação também são colocados a prova durante uma auditoria. Saber que eles estão seguindo os padrões desejados pela empresa dá mais estabilidade para enfrentar eventuais adversidades e estar à frente das outras no mercado, para inovar e criar novas soluções.

Ela também certifica que os sistemas estão seguindo a legislação e outras normas de qualidade, minimizando problemas judiciais que poderiam ocorrer. Aliás, fazer uma auditoria externa (ou seja, feita por pessoas de fora da equipe) ainda contribui para melhorar a credibilidade perante clientes, colaboradores, parceiros e associados.

A auditoria de sistemas de informação, atualmente, é imprescindível para qualquer empresa que utilize de recursos computacionais. Ainda está com alguma dúvida sobre ela? Deixe seu comentário!

 

Comentar Artigo